domingo, 4 de janeiro de 2009

Natal Belga e ano novo na Rep. Tcheca

Primeiramente queria dizer que o primeiro natal e reveillon longe da família foi no mínimo estranho, os mais espetaculares monumentos Belgas ou as famosas boats de Praga não substitue uma noite de jantar com a família reunida. =)

Wroclaw Christhmas

Então vamos começar por Wroclaw, a cidade que moro na Polônia. Antes de viajar para Bruxelas, capital da Belgica, não podia deixar de registrar o centro de Wroclaw, que estava muito bonito (fotos aqui).

Belgica

Em que país do mundo posso beber uma marca de cerveja por dia sem que sem repetir, no periodo de um ano? Onde surgiram os desenhos Titin e Smurfs ? Onde veio a batata frita ? (French fries) , que apesar do nome não é de origem francesa. Onde estão um dos melhores chocolates do mundo ([Callebaut, Côte d'Or, Neuhaus, Leonidas, Guylian and Godiva]) ? Qual país que possue a capital da União Européia? Onde fica um dos dois parlamentos da UE ?
E claro, em que país foi que eu passei o natal perâmbulando pelas ruas de Bruxelas, procurando um barzinho aberto ?

Bruxelas


A primeira cidade que chegamos na Belgica, ficamos na casa de um belga, Johan, através do Couch Surfing, economizamos uns 70 euros de hostel e o dono da casa nos entregou todos os mapas, opinou sobre os melhores pontos turísticos e nos entregou até a chave do seu apartamento, pois ele passava a maior parte do tempo trabalhando. Couch Surfing Rocks!

O interessante é a confiança que ele tinha com pessoas que mal conhecia, daí que eu percebi a segurança que se é viver na Europa, couch surfing no Brasil não é tão desenvolvido quanto aqui, mas de qualquer maneira vale a pena se cadastrar.

Bom, voltando a Bruxelas, a primeira impressão que tive de Bruxelas foi: Cadê os habitantes locais? A cidade esta entupida de estrangeiros, Johan nos contou que eles são 20% da população, mas verifiquei na internet que são 56% de estrangeiros morando em Bruxelas. Andando nas ruas encontra-se muitos negros, de países africanos que falam francês, alguns marroquinos,
muitos turcos e muçulmanos, sim aquela galera de turbante. Muito diferente da Polônia, em que 92% é polonês puro. Outra coisa que notamos de diferente foi o preço das coisas, muito mais caro que na Polônia, na verdade 4x mais caro. =(
A cidade possue vários edificios enormes e , visitamos os melhores pontos turísticos da cidade em 2 dias. Encontramos tambem alguns brasileiros, amigos de Edmilson, o brasileiro que estava comigo, e umas brasileiras que estavam vindo de Londres.

Todo dia, quando saiamos para almoçar tinhamos que passar obrigatoriamente pela Red light Street, pois o restaurante mais barato ficava no caminho, é uma avenida enorme cheio de prostitutas na vitrine, o pior que não ficavam lá só a noite não, era de manhã, de tarde, crianças passavam com os pais, mulheres, era uma coisa corriqueira na cidade.

A cidade estava cheia de turistas, e onde tem turistas tem souvenirs, muito chocolate (comprei 4, muito bons mesmo), camisas com simbolos da cidade, e o simbolo mais vendido era o de um pequeno menino urinando, logo em seguida fomos informados que esse menino é o símbolo de Bruxelas e que existe uma estátua dele no centro, claro que teriamos que visitar o símbolo da cidade. Chegando lá, nos deparamos com o GRANDE símbolo da cidade. Era tão grandioso que resolvemos imita-lo. [foto abaixo].
Sim, o símbolo da cidade era uma estatueta de 50 cm de comprimento. Mais engraçado ainda eram as lendas sobre sua simbologia:
1) Um Duque Belga ganhou uma batalha nas proximidades de Bruxelas e depois urinou sobre os oponentes mortos.
2) Tropas estrangeiras que faziam cerco em Bruxelas tentaram queimar a cidade, um menino mijão e espião de 5 anos urinou em cima das chamas que estavam no inicio, salvando assim a cidade.
3) Um comerciante perdeu seu filho na cidade de Bruxelas, desesperado, pediu ajuda a todos que apareciam em sua frente, quando menos esperava toda a cidade estava o ajudando, quando encontraram o menino, ele estava urinando numa árvore.

Perto de onde nos ficamos tinha um prédio que a noite tinham várias luzes de diferente cores.
Não entendi se tinha algum significado, mas hoje vi na internet, na verdade é um termômetro gigante. A depender da temperatura existe uma coloração diferente.Chama-se DexiaTowers .
Veja o video aqui .
Outra coisa interessante é a praça central da cidade, onde é evidente os traços medievais.
Video da praça central na noite de natal:

Ainda pegamos uma missa de natal em francês (notem o Feliz Natal Edmilson! Haha!):

Encontramos os brasileiros amigos de Edmilson, muito gente boa, a maioria mora na Alemanha, fazem engenharia mecânica, e fizemos uma visita ao parlamento da UE: Estava tirando fotos quando veio um segurança e pediu para checar minhas fotos, pediu para que eu deletasse as fotos que eu tinha tirado de dentro do parlamento, pela janela, possivelmente para evitar planejamento de ataques terroristas ou coisa do tipo.
Encontramos algumas brasileiras no mêtro tambem, e marcamos de ir a um pub na cidade. Cerveja de cereja foi a melhor, opinião de todos. Esqueci o nome, a minha era MAES, realmente, era "maes ou menos", Alemanha e Polônia são as top até agora.

Brugges
Cidade perto da Belgica que possue arquitetura medieval intacta, bonito de se visitar. Alguns castelos e comi bastante wafles (2 euros).
Legal para se visitar.









Fotos na Belgica aqui.

República Tcheca


Quais países do mundo que se pode ir para uma boat comum e deparar com uma striper ? Um país em que as pessoas estão muito interessadas em ajudar os turistas (eu pergunto uma informação a meu amigo, algum habitante local escuta, vem até você e responde, povo bastante amigável =) ). Fazia parte da antiga Czechoslovakia, hoje dividida entre Rep. Tcheca e Slovaquia.
País com língua muito parecida com polonês, mas escrita diferente.

Ano novo em Praga
Esse ano novo de Praga foi mais festa que fazer turismo. O encontro foi organizada por Hanna, uma tcheca que participa da AIESEC Praga, mas encontramos diversas nacionalidades diferentes. Pessoas da Alemanha, Austria, Lithuania, Polônia, Brasil, Romênia, Austria, Nova Zelândia, etc...Parte das pessoas ficaram no hostel 12 euros por dia, outra parte ficaram na casa de conhecidos.





No dia 30 tivemos uma festa no tram, fechamos um tram só para nós, o problema que não foi longa e não tinha música, logo em seguida tivemos um jantar, uma sopa tcheca.Viajei para praga sozinho, minha primeira viagem sozinho, mas chegando lá olha quem eu encontro:
Brasileiro? Sim, mas a coiecidência maior é que estudam na minha faculdade, e até do mesmo semestre. Bom, Das esquerda para direita.
Lorena Erdens (meu semestre), Lorena Mascarenhas, Luiz e Eu.
Além de nós haviam mais alguns brasileiros, uns 7 brasileiros eu acho.

E logo em seguida fomos para um club, o interessante é que todos nós fomos (homens e mulheres) para um club onde se tinham mulheres dançando apenas de calcinha no balcão da mesa, nada contra =P, isso é uma boat normal na Rep. Tcheca frequentado por homens e mulheres.
No dia 31, fomos para um jantar, nesse dia acho que bebi um pouquinho =P, mas logo em seguida assistimos aos fogos, infelizmente eu estava sem minha câmera...

Dia 01 passiei um pouco, já que tinha que conhecer a cidade antes de voltar para Wroclaw, que com certeza não deixou a desejar. A quantidade de turistas era enorme, já que Praga é muito popular, principalmente no ano novo. A noite assistimos a uma opera, no teatro nacional.

Uma coisa que me deixou bastante satisfeito nessa viagem foi comprovar que eu podia falar polonês e alemão com algumas pessoas, e mais importante ainda é que tcheco é muito similar com polonês, daí então eu pude conversar com uma menina enquanto ela falava tcheco eu falava polonês. Muito legal, claro que eu falo apenas coisas muito básicas ainda! Sim, as fotos de Praga encontram-se aqui.
Ah sim, fui para uma opera, fiz um video com o som de fundo, dai a má qualidade do som, o video tá tremido e tal, mas vale a pena conferir ;).

Um comentário:

Vou Sair Para Ver o Céu - Davi Carneiro disse...

Fala Tito, blza meu caro? Muito legal teu blog. A polônia deve ser fantásticas msm.

da uma passada no meu blog: é sobre cronicas de viagens !!!

http://vousairparaveroceu.blogspot.com/